terça-feira, 26 de julho de 2011

EAD - CONHECER PARA NÃO DESPREZAR

   A sigla EaD significa Educação a Distância. Por isso, devemos falar a EaD, não o EaD. Quem utiliza a expressão no masculino tem provavelmente em mente Ensino a Distância, expressão mais pobre do que Educação a Distância, já que o ensino é apenas um dos componentes da educação, concebida como um processo de ensino e aprendizagem.

A Educação a Distância recebeu diferentes nomes em diferentes países, como: estudo ou educação por correspondência (Reino Unido); estudo em casa e estudo independente (Estados Unidos); estudos externos (Austrália); telensino ou ensino a distância (França); estudo ou ensino a distância (Alemanha); educação a distância (Espanha); teleducação (Portugal) etc. Esse método é utilizado desde o inicio do século XX nos países da Europa e de forma eficaz.

Muitos autores vêm criticando a expressão, pois ela apontaria para uma distância que, do ponto de vista educacional ou psicológico, não existe necessariamente quando fazemos EaD. Romero Tori (2010), por exemplo, fala em uma Educação sem Distância. Uma expressão alternativa, cada vez mais utilizada, é Educação Aberta e a Distância. Outros autores, como Marco Silva (2003; 2006; 2010), preferem a expressão Educação On-line, que sinalizaria a interatividade possibilitada.
 A expressão e-learning é também bastante utilizada, em geral para representar a EaD corporativa, que se faz em instituições que não têm o ensino como missão primária.
Uma das definições da EaD:  é uma modalidade de educação em que professores e alunos estão separados, planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação.

Muito se compara a qualidade do curso realizado a distância  com o presencial. Já foi provado através de pesquisas que os alunos EaD são tão capazes quanto aos presenciais e se destacam inclusive em concursos públicos entre outros. O Aluno do curso a distância é o principal protagonista nesse processo de aprendizagem, o mesmo tem que ser pro-ativo, organizado e principalmente ter foco nos seus objetivos, pois, o professor/tutor lhe mostrará o caminho e os desafios sem ficar apontando as falhas e lembrando todos os dias sobre suas obrigações, o aluno por si só deve ser consciente e responsável para conseguir obter conhecimentos através da EAD.
Ás críticas sobre a distância entre aluno e professor se dá por impedir a interatividade, o diálogo e impossibilita o aluno em modificar o plano pedagógico se necessário. Algumas instituições pensando nisso, desenvolvem em seu plano de ensino ferramentas que obrigam o aluno a interagir com atividades Síncronas e Assíncronas como demonstrado no quadro abaixo:


Atividades Síncronas em EaD
Atividades Assíncronas em EaD
Chat
Fórum de Discussão
Videoconferência
Exercícios
Web conferência
Questões
Encontros em Mundos Virtuais
Projetos
Games Multiusuários
Web Quest



Com essas e outras ferramentas, é possível realizar uma série de atividades interativas a distância minimizando a distância e colocando o aluno em contato com a tecnologia.
 É NECESSÁRIO ESCLARECER OS NOVOS PAPÉIS DO ALUNO E DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA : O progresso da Educação a Distância alteraram radicalmente o panorama do ensino e da aprendizagem, e neste novo cenário, tanto os alunos quanto os professores tiveram também suas funções modificadas.

Rena Palloff e Keith Pratt (2004, p. 25-35) traçam um perfil do aluno virtual de sucesso. Ele precisa ter acesso a um computador e a um modem ou conexão de alta velocidade e saber utilizá-los; ter a mente aberta e compartilhar detalhes sobre sua vida, seu trabalho e outras experiências educacionais; não se sentir prejudicado pela ausência de sinais auditivos ou visuais no processo de comunicação; desejar dedicar uma quantidade significativa de seu tempo semanal a seus estudos e não ver o curso como „a maneira mais leve e fácil de obter créditos ou um diploma; ser, ou passar a ser, uma pessoa que pensa criticamente; ser capaz de refletir; e acreditar que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento.
Quanto ao professor, de sábio no palco (sage on the stage), com a EaD ele se transforma em guia do lado (guide on the side). Como afirma Pierre Lévy (1999, p. 171), os professores passam a ser compreendidos como animadores da inteligência coletiva, e sua atividade será fundamentalmente o acompanhamento e a gestão da aprendizagem, com o estímulo à troca de conhecimento e mediação. Este é um tema rico e fascinante em Educação a Distância, em que você terá a oportunidade de se aprofundar em outras disciplinas.

Vale reforçar sobre a responsabilidade do aluno EaD como protagonista do seu desenvolvimento educacional e sobre sua responsabilidade de interação com outros alunos, com os tutores e a afinidade com os produtos tecnológicos que tornaram-se seus canais de aprendizagem. 

8 comentários:

  1. A EAD foi muito eficiente e eficaz na minha formação, se não fosse a distância não teria concluído meu curso.

    ResponderExcluir
  2. A divulgação da qualidade da EaD precisa ser feita cada vez mais, pois a disponibilização de novos (e interessantes) cursos está em crescimento, e muitas empresas não reconhecem esse papel do aluno como "protagonista" do seu próprio desenvolvimento, desvalorizando a graduação nesse sistema de ensino. Falta crédito, sobra preconceito!

    ResponderExcluir
  3. Este é um artigo de grande valia, pois trata de um assunto que gera certa “polêmica” no meio estudantil. As opiniões se dividem quando se trata de Educação a Distância e muitas vezes pode-se perceber um certo preconceito com essa modalidade. Muitos vêem esse segmento como facilidade, enquanto outros encaram como dificuldade, não levando em conta o perfil do aluno.
    Assuntos como este são pouco explorados dessa maneira na atualidade. Gerou muito esclarecimentos e possibilidades. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. Creio que o EAD, será o futuro nos ensinamentos.
    Existem muitas pessoas que precisam estudar, porém por falta de opções isso não acaba ocorrendo, e o EAD veio para suprir essa necessidade; Tem meu Apoio

    ResponderExcluir
  5. PAZ, PARA TODAS E TODOS!

    As NOVAS TECNOLOGIAS darão aos estudantes um novo estímulo para a caminhada...Lembro-me que nos anos sessenta pelo rádio a pilha ouvia a BBC, VOZ DA AMERICA, CENTRAL DE MOSCOU, HAVANA DE CUBA, uma do CANADÁ.... e outras estações rádio. Exatamente porque não me contentava com os limites da época...
    Joao Renato Alves Pereira
    www.leiassediomoral.com.br
    htpp://eadjoaorenato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito Boa reflexão de ensino a distância...
    Considerando que para esse fim ou essa educação,
    possa prever o desenvolvimento cognitivo do aluno e principalmente sua capacidade autodidata.
    Num mundo cibernético e virtual não podemos desconsiderar essa modalidade de ensino e educação.
    Parabéns Profª. Rosana, principalmente pela ênfase na diferença entre ensino e educação.Não podemos desconsiderar que nos ambientes virtuais existem pessoas reais que trocam suas experiências, alegrias e frustrações e expectativas...

    Djalma Luiz

    ResponderExcluir
  7. O preconceito é grande, sempre é muito dificil encarar o diferente, mas acredito que o que vale mesmo é o aluno, atraves do seu interesse, força de vontade e dedicação..Abraços Sandreli

    ResponderExcluir
  8. Se o aluno não tiver maturidade suficiente , disciplina e interesse ,pode ser em um curso presencial ou mesmo a distância , o mesmo não terá um bom desempenho , ou seja , se vc se propõe a fazer corretamente os processos envolvido na EaD com certeza o aproveitamento de um curos a distãncia será tão bom quanto o curso presencial

    ResponderExcluir